Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de agosto de 2016

E QUANDO TUDO PARECE DIFICIL....

Em abril desse ano, participei de minha primeira maratona. Nunca pensei em minha vida que correria em um único dia 42 km e 195 metros  faço questão de registrar os 195 metros, que parecem não ser nada, mas quando você já correu 42 km essa pequena distância parecem não ter fim. Já comentei em outros artigos que aprendo muito correndo, e nessa prova não foi diferente, aliás seis horas correndo (tempo que eu levei para completar a prova) dá pra escrever até um livro. É um turno de trabalho, um workshop, enfim é muito tempo para refletir na vida, e no artigo dessa semana eu quero fazer uma analogia dessa prova com o empreendedorismo.

Qualquer prova de corrida de rua, os primeiros Kms são sempre emocionantes, você se sente feliz por fazer parte daquele grupo de pessoas. Há sempre pessoas gritando, dizendo frase de efeitos, é uma verdadeira festa que reforça o motivo da sua escolha. No empreendedorismo não é diferente. Quando você empreende, há pessoas torcendo pelo seu sucesso, acreditando em seu potencial e toda essa energia gostosa gera motivação e faz você acreditar na sua capacidade de ir mais longe, acontece que nem tudo o que a gente acredita, pensa ou deseja acontecem da forma como esperamos e muitas vezes começamos a ter resultados que não gostamos, por mais que estejamos motivados.

Na corrida, é quando nos sentimos cansados, pelas minhas estatísticas esse cansaço acontece mais ou menos nos 60 à 70% da prova. Nessa prova da maratona foi no Km 32, e você pode pensar, ah mas você já tinha corrido muito é natural. Isso acontece comigo nas provas de 5, 10, 15 ou 21 km. Não importa a distância, chega uma hora que bate um cansaço, por mais que você goste do que está fazendo. Na corrida é por estarmos ainda longe do objetivo que no caso é concluir a prova, e no empreendimento é por não estar tendo os objetivos que se espera.
E quando tudo fica difícil? O que é que você faz?

Desespero, falta de resultados, a primeira opção que passa em nossas cabeças é desistir, e o pior de tudo que é aqui que começamos a buscar culpados para colocar a responsabilidade pelo fracasso, na  corrida é o sol, a temperatura, caibras, e no empreendimento  o governo, crise, clientes ou até mesmo acreditar que não temos "tino" empreendedor, se isso vem acontecendo com você, tenho algo a dizer! Desistir não é uma opção.

Assim como na corrida, diminua o ritmo, e avalie o seus resultados. Você pode até se desesperar, isso é humano, mas depois de tudo isso, respire e tenha certeza que encontrará outras soluções. Pode ser que seja necessário mudar as estratégias, o publico alvo, a politica de preço, a forma de prospectar clientes, o ramo de atividade, forma de pagamento, enfim, mudar algo que não está dando o resultado que você deseja, mas não desista. Os obstáculos no caminho servem para ser superados, e a medida que encontramos soluções criativas para lidar com eles, nos tornamos cada vez mais forte para os próximos desafios que virão. Siga em frente sua vitória está a poucos metros de você.

 PENSE NISSO E RUMO AO SUCESSO!

 

Autora: Damaris Alfredo: Especialista em Gestão de Pessoas, atua como Coach, Professora em MBA, Palestrante e facilitadora de Treinamentos comportamentais desenvolve temas de liderança, criatividade, motivação e empreendedorismo feminino.

Quer saber mais, então acesse o site www.darh.com.br e participe de nossas palestras gratuitas Mulheres que Fazem Acontecer.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário