Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de agosto de 2016

NETWORKING EXPERTISE FEMININA


-Amiga, preciso te contar um segredo...
Quantas vezes em sua vida você já começou uma frase assim?
Se você é mulher, é provável que não tenha nem estatística para comprovar esse número, mas com certeza foram inúmeras as vezes, e não estou falando isso por conta da questão do segredo, mas sim por conta da palavra Amiga.

A mulher por natureza tem uma facilidade em estabelecer relacionamentos e fazer amizades. Por mais tímida que ela seja, a mulher se conecta com mais pessoas em sua vida do que homem.  É uma característica natural, pode se dizer que seja um talento a capacidade que nós temos em nos conectar facilmente com gente. Você duvida? Então observe em uma praça crianças diferentes brincando, provavelmente você verá as meninas se relacionando com pessoas diferentes e tornando grandes amigos, mesmo que seja um curto período de tempo.

Em meu conceito, networking é arte de fazer amigos e relacionamento é arte de mantê-los, sendo assim a mulher é naturalmente uma expert em networking.

Se temos então esse talento, a pergunta é, como você tem utilizado essa competência em seu negócio?
Costumo dizer que comecei cedo a empreender, na verdade, comecei  aprender sobre empreendedorismo muito cedo em minha vida. Quando eu tinha seis anos, minha mãe que era um ser dotado de muitas qualidades, pintava e fazia crochê em panos de prato, colocava tudo em uma sacola de feira e saia comigo para vender de porta em porta. Ela abordava as pessoas na rua, conversava, fazia amizade, demonstrava interesse nas pessoas e no final da conversa oferecia o pano de prato.

Acontece que na maioria dos dias ela ouvia o famoso “não, obrigado”. E claro que aquilo me intrigava, se minha mãe já sabia que ia receber não porque continuava a oferecer?

Um dia tomei coragem e resolvi perguntar, e ela me disse: “minha filha se as pessoas não souberem o que faço como irão atrás de mim”.  Bem, o final desta história você já deve saber, não demorou muito tempo para as pessoa irem atrás de minha mãe, a principio para tomar um café, bater papo e trazer outras pessoas para conhecer os produtos que minha mãe fazia e assim eu vi nascer a primeira loja da minha família.

E você? O quanto tem explorado seu networking? O quanto as pessoas próximas sabem o que você faz e podem vender mais sobre o seu trabalho?

PENSE NISSO E RUMO AO SUCESSO!

 
Autora: Damaris Alfredo: Especialista em Gestão de Pessoas, atua como Coach, Professora em MBA, Palestrante e facilitadora de Treinamentos comportamentais desenvolve temas de liderança, criatividade, motivação e empreendedorismo feminino.

Quer saber mais, então acesse o site www.darh.com.br e participe de nossas palestras gratuitas Mulheres que Fazem Acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário