Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

TALENTO – QUAL É O SEU?

TALENTO – QUAL É O SEU?
Essa é a pergunta que paralisa a maior parte das pessoas. Pode ser em um processo seletivo, em um treinamento, em um bate papo, enfim quer colocar alguém para pensar faça essa pergunta e é bem provável que você ouvirá a seguinte resposta: “Ah, eu não tenho talento”. Você também respondeu isso? Bem, mesmo não o conhecendo, posso afirmar que você tem talentos e muitos. Até porque talento todo mundo tem, acontece que nem sempre percebemos porque é algo que fazemos tão natural e por ser tão simples e fácil em fazer não percebemos como um talento.
Apesar do termo, talento não é nada especial, não é bom e nem ruim é apenas uma capacidade que as pessoas têm de tornar algumas habilidades normais em algo excepcional ao ponto de serem reconhecidas por outras pessoas como uma marca ou um diferencial.  Por exemplo, há pessoas que tem talento natural da organização, gosta de arrumar coisas, espaços, arquivos. Outras que tem talento para fazer amizade, conseguem se conectar rapidamente com o maior número de pessoas, e ainda há pessoas que talento em facilitar a vida das pessoas, ou ajudar as pessoas. Enfim, se você começar a reparar verá que tanto você quanto o mundo estão dotado de pessoas talentosas e o que não é o talento, mas sim o uso que você faz com ele.
Na gestão de carreira descobrir qual é o seu talento será um diferencial competitivo, pois estudos revelam que o maior potencial de crescimento de cada pessoa está nas áreas onde elas têm seu ponto forte e que na medida em que utilizamos o nosso talento começamos a ter mais prazer no trabalho e como consequência temos um melhor desempenho. Ao contrário, quando não utilizamos o nosso talento até conseguimos obter resultados, porém com um gasto de energia excessiva, o que poderá ao longo do tempo perder a motivação, se sentir cansado e muitas vezes frustrados.
Ninguém tem um único talento. Descobrir uma atividade ou profissão que mobilize os seus talentos lhe trará sucesso e resultados. O autoconhecimento te ajudará a responder quais são seus talentos. Converse com diversas pessoas diferentes que você confia e peça feedback sobre características que elas enxergam de positivo em você. Avalie o que de comum elas dizem ao seu respeito.  Observe em você:
ü  O que geralmente você faz e que lhe traz muito prazer, alegria e satisfação;
ü  O que você faz sem esforço com velocidade e agilidade;
ü  O que você faz com qualidade e é reconhecido por isso;
ü  E quais são as coisas que você gosta de fazer quando tem tempo livre e que te dão prazer;
Estes com certeza são alguns de seus talentos. Agora que você já os conhece, o importante é fazer bom uso deles, pois com certeza o mundo precisa da sua originalidade.
 
Pense nisso e Rumo ao Sucesso!
 
Autora: Damaris Alfredo: Especialista em Gestão de Pessoas, atua como Coach, Professora em MBA, e Palestrante e facilitadora de Treinamentos comportamentais.
 
Quer saber mais, então acesse o site www.darh.com.br e agende hoje mesmo uma sessão gratuita de Coaching para saber mais sobre a gestão de carreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário