Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de julho de 2012

EMPATIA - COMPETÊNCIA ESSENCIAL PARA O PROFISSIONAL ATUAL


Todas as vezes que falamos em atendimento ao cliente falamos da regra básica de ter empatia. Empatia é uma competência e por mais que seja falada ainda não é vivenciada ficando muitas vezes na superficialidade apenas do conhecimento.

Há pessoas que são empáticas independentemente da sua área de atuação, pois na vida empatia é a capacidade de nos colocarmos no lugar do outro e fazer ao outro o que gostaríamos que fizessem a nós.

Recentemente tive a melhor experiência em empatia na minha vida. Estava em outra cidade participando de um curso e precisava de um táxi para ir até o hotel onde estava hospedada. Falei com a atendente da instituição do curso perguntando como deveria proceder para solicitar um taxi. Esperava que ela me orientasse para ir a algum ponto próximo. Para minha surpresa ela disse que eu não precisava me preocupar que ela pediria o taxi. Fiquei grata e feliz. Acontece que às 18 horas quando o curso finalizou, ela foi ligar e solicitar o taxi e por ser horário de pico não localizava nenhum. Já estava passando do horário dela ir embora e ela continuava tentando. Até que outra funcionária que tudo acompanhava, se levantou e foi até a rua onde parou um táxi que ali passava, me chamou e esperou até que eu entrasse. Eu fiquei encantada com tal postura  e fui agradecer, foi então que a funcionária olhou para mim e disse: “desculpe a demora”. Eu entrei no táxi surpresa. Minhas expectativas estavam superadas. Sabia que não era função delas solicitar um táxi e muito menos ir até a rua e parar o mesmo. Fiquei pensando na atitude daquela moça e do quanto a sua postura me agradou. E cheguei a conclusão, que se um dia alguém estiver na mesma situação que eu, eu farei exatamente a mesma coisa.

A cada dia ouvimos relato de mau atendimento. A impressão que tenho e que independentemente da área de atuação, o que falta são pessoas sentindo prazer no que fazem. E você pratica a empatia em sua vida? Trabalha com prazer ou faz as coisas por obrigação?  

Lembre-se a vida consiste em gostar daquilo que faz e não somente fazer aquilo que se  gosta.



Pense nisso e Rumo ao Sucesso!

Autoria: Damaris Alfredo Silva de Oliveira

Consultora de Gestão de Pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário