Pesquisar este blog

domingo, 15 de julho de 2012

CRIATIVIDADE COMO DIFERENCIAL PARA AS EMPRESAS E TALENTOS

O mundo organizacional vive em constantes mudanças. Isso faz com que tanto empresa quanto profissionais deparem-se com a realidade de se manterem atualizados com o que acontece no mercado e, acima de tudo, preparem-se para lidar com o inesperado e, consequentemente, encontrem soluções que deem uma guinada, um diferencial significativo ao negócio. Diante disso, cada vez mais, as empresas buscam talentos que estejam dispostos a lidar com o novo e apresentem alternativas que impactam positivamente no desempenho individual e das equipes, tornando a competência de criatividade um diferencial competitivo.
Observo que muitas pessoas barram o seu potencial criativo dizendo que não tem uma ideia milionária ou ainda que não criam pois não tem recursos.  Quando na verdade criatividade é criar novas soluções para problemas existentes com os recursos disponíveis.
Mas como liberar o nosso potencial criativo?
ü  Dentro da empresa incentive todos a pensarem em novas possibilidades sem julgamento. Pratique o Brainstorming;
ü  Envolva seus colaboradores e seus pares em novos projetos e desafie-os a sair da mesma linha de raciocínio (O famoso pensar fora da caixa);
ü  Sempre que possível participe de jogos e atividades lúdicas e criativas;
ü  Promova à troca de serviço entre os membros do grupo;

ü  Incentive a participação em visitas técnicas em clientes e fornecedores. Ao conhecermos outros padrões faz com que tenhamos novas ideias;

ü  Participe de feiras do segmento.



Assistir a filmes e seriados cômicos e investigativos também é uma boa dica para despertar o potencial criativo. E o melhor sempre que possível libere tempo para não fazer nada. Quando estamos relaxados nossa mente funciona melhor proporcionando novas ideias.

O ócio criativo é uma das melhores dicas para liberar o potencial criativo.








Pense nisso e Rumo ao Sucesso!

Autoria: Damaris Alfredo Silva de Oliveira

Consultora de Gestão de Pessoas


Nenhum comentário:

Postar um comentário