Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de julho de 2012

COMO DESMOTIVAR SEUS COLABORADORES


A palavra motivação vem do latim e significa moveres, mover. É o impulso interno que nos leva a  ação.  Atualmente as organizações vem investindo em projetos de motivação, visando proporcionar aos seus colaboradores um ambiente propicio e ao mesmo tempo reter os talentos. Enquanto as organizações investem altamente nesses projetos, esquecem de avaliar o que realmente desmotiva os colaboradores.

Costumo dizer que não são as grandes coisas que levam o fim de um relacionamento, e sim as pequenas que minam a nossa energia, e faz com que as grandes coisas aconteçam.

Confira a seguir 10 comportamentos dos líderes que proporciona a desmotivação dos colaboradores:

1.    Não dar feedaback sobre as atividades: Todo ser humano tem necessidade de saber se está indo bem, a falta de feedback faz com a pessoa se desmotive e perca a vontade de trabalhar.

2.    Reter informações importantes: principalmente aquelas que afetam diretamente algum projeto em que os colaboradores estão envolvidos.

3.    Não dar direção: Muitos lideres acreditam que as pessoas deveriam saber o que fazer, e nisto pecam na falta de direção. Este tipo de comportamento afeta diretamente os colaboradores. As vezes é melhor não andar, do que andar sem rumo, pois cansa e não se chega a lugar algum.

4.    Falta de Priorização: Não priorizar o que pede, pedindo várias coisas e mudando o tempo todo seu grau de importância.

5.    Falta de educação e cortesia: Este comportamento não é adequado para não nenhum ser humano. Há pessoas em cargos de liderança que se sentem superior aos demais, achando se no direito de nem ao menos cumprimentar o outro. Além de desmotivar, este comportamento é visto como um comportamento grosseiro em qualquer ambiente.

6.    Não delegar responsabilidade e deixar de cobrar as pessoas envolvidas.

7.    Instabilidade e insatisfação constante não direcionando o que de fato quer.

8.    Se ausentar da equipe quando mais a equipe precisa.

9.    Não elogiar ou parabenizar os colaboradores quando esses tem um desempenho elevado.

10. Centralizar as atividades mantendo sempre o controle da equipe não proporcionando a autonomia devida a equipe.

Esses são alguns comportamentos que se eliminado poderão trazer comprometimento e envolvimento da equipe, afinal pessoas motivadas produz mais e melhor.



Pense nisso e Rumo ao Sucesso!

Autoria: Damaris Alfredo Silva de Oliveira

Consultora de Gestão de Pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário