Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de julho de 2012

COMPROMETIMENTO – DESAFIO DA GESTÃO


Um dos grandes desafios da liderança é ter pessoas comprometidas e engajadas com a organização. É normal encontrarmos no mundo organizacional lideres insatisfeitos com o seus funcionários, pois acreditam que seus funcionários poderiam fazer mais do que realmente fazem. E por outro lado encontramos funcionários desmotivados, pois acreditam que fazem mais do que deveriam fazer. E nesse cenário sempre encontramos alguns lideres que relembram com saudade na época em que as pessoas “vestiam a camisa” pela empresa.  Mas o que houve? As pessoas não são mais comprometidas?
Estamos vivendo uma era de redescobrir novos valores, e de definir novas prioridades. Isso é fato. O profissional atual não é mais como o profissional de 15 anos atrás. Isso também se deve ao mercado, as exigências e alta competitividade fez com que o próprio profissional mudasse sua postura. Mas nesse cenário ainda é possível ter e extrair comprometimento das pessoas.
Em primeiro lugar, deverá definir o que é comprometimento para a empresa em questão. Apesar de ser uma palavra poderá ter vários significados isto depende da percepção de cada um. Por exemplo, para a Wikipédia comprometimento significa o vinculo organizacional do indivíduo com uma instituição, sendo vinculo poderá ser interpretado de qualquer maneira.
Outra dica é, após definição descreva o que você espera dos seus colaboradores. Quais são os comportamentos desejados e quais ações demonstrarão comprometimento. Comunique a eles. Deixe os informado do que você espera deles. E esteja disposto para ouvir o que os funcionários esperam da organização.
Uma organização comprometida com seus colaboradores é aquela que inclui em seus pilares de negócio o investimento em capital humano. E que também considera, em suas ações estratégicas os impactos nesse capital.
Está cada vez mais difícil contar com funcionários comprometidos, por isso é tão importante monitorar a forma como os colaboradores se sentem com relação a essas questões e encontrar formas criativas de reter esses profissionais.
Assim como em um relacionamento, só poderemos exigir do outro aquilo que nós temos condições de dar. Portanto se quer comprometimento, comprometa-se!
Pense nisso e Rumo ao Sucesso!     
Autoria: Damaris Alfredo Silva de Oliveira
Consultora de Gestão de Pessoas
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário