Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

UMA REFLEXÃO SOBRE MEDO, SUCESSO E FRACASSO.


O Gabriel, meu sobrinho, com dois anos de idade, tinha medo de tudo. Qualquer coisa o assustava.  Se ouvia o trovão, via a lua, o sol o mar enfim tudo que para ele naquela idade ainda era inexplicável dizia que tinha medo.  Eu, com a sabedoria que supostamente já tinha alcançado ao longo dos meus dezoito anos, sempre o convencia de que não precisava ter medo, pois tudo era criação Divina, até que um dia ele me disse que tinha medo de Deus.

E não é para ter? Afinal, ele só tinha dois anos de idade, tinha medo de tudo o que era maior e de tudo que ele ainda não conhecia.  Essa história apesar de ingênua, tem tudo a ver, comigo, com você e com muitas pessoas que conhecemos, não é mesmo?
Eu sou sincera em dizer que eu tenho medo. Há várias situações em minha vida que me assustam, e as vezes até me paralisam.  Confesso que fico impressionada com a minha capacidade de inventar histórias para não enfrentar os meus medos.  As vezes digo, ou quero acreditar que não tenho potencial para alguma coisa, que não sou capaz de fazer, que não nasci para isso ou para aquilo, só que no fundo são histórias que conto a mim mesmo tentando me convencer de não agir. Sabe porquê? Enfrentar os medos, faz a gente correr riscos, sair da zona de conforto, e isso assusta.

Dizer que temos que enfrentar os nossos fantasmas é fácil, mas cada um, quando está em seu quarto escuro, sabe bem o que o assombra. O medo é o sentimento que mais nos torna humano, não há quem, nesta vida, que não tenha medo. Nós temos, medo de errar, de perder, de sair do controle, de ser demitido, de ser rebaixado, de ser rejeitado, de ser humilhado, de ser incompetente... São muitos os medos, que no fundo tem uma única causa, o que mais tememos é o fracasso. E sabe porque tememos fracassar? Porque infelizmente temos medo de decepcionar as pessoas que nos amam e assim, preocupados, muitas vezes não ousamos, não arriscamos não corremos atrás de nossos sonhos.

Às vezes para superar um medo o que temos a fazer é a calar a voz (interna e externa) que nos impedem de seguir, é analisar o que de fato é importante e principalmente não se preocupar com o fracasso. Claro que ninguém planeja fracassar, no entanto o fracasso, assim como o sucesso é uma somatória de resultados, as vezes abaixo do que esperávamos, mas que no mínimo nos traz grandes lições e aprendizados que contribuirão para a pessoa que você quer ser tornar-se. Já pensou sobre isso?

PENSE NISSO E RUMO AO SUCESSO!
Autora: Damaris Alfredo: Especialista em Gestão de Pessoas, atua como Coach, Professora em MBA,  Palestrante e facilitadora de Treinamentos comportamentais.

Quer saber mais, então acesse o site www.darh.com.br e agende hoje mesmo uma sessão gratuita de Coaching para saber mais sobre a gestão de carreira.










Nenhum comentário:

Postar um comentário