Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de novembro de 2016

QUEM TEM UM NÃO TEM NENHUM




Era uma tarde de janeiro, voltava cansada de mais um dia de trabalho. Em vão, tentava observar as árvores verdes, os passarinhos voando próximo a um poste de luz, o espetáculo colorido do pôr do sol que geralmente chama a minha atenção. Mas, naquele dia sentia um nó na garganta, um aperto no peito que me sufocava roubando os meus pensamentos. Aquela angustia me impedia de contemplar a natureza.

Sabendo que alguma coisa não estava bem, comecei a aplicar ali mesmo todo conhecimento que tenho de psicanalise e Coaching. Queria saber o que estava me gerando aquele sentimento tão negativo. Decidi avaliar área por área de minha vida: pessoal, familiar, relacionamento, até que percebi que a origem daquela angustia estava diretamente relacionada ao rompimento de um contrato de um cliente.  Quando se tem um cenário econômico instável é natural perder cliente, o que não era normal, era o sentimento que essa situação havia me causado. Percebi então, que não era a primeira vez que me sentia assim em situações semelhantes, o problema maior é que a saída do cliente não afetou o faturamento da empresa. Então, porque estava eu tão desesperada? Porque me sentia tão angustiada? O que estava atrás daquele sentimento? Até que de repente um pensamento tomou de conta de mim: Quem tem dois tem um, quem tem um não tem nenhum. Aha Achei! -  exclamei sozinha no carro. É esse pensamento que está por trás dessa angustia.

Essa era a frase que operava os meus sentimentos. E de repente comecei a perceber que não pensava assim somente no quesito profissional, que esse pensamento (que no meu entendimento me gerava uma cobrança interna a não se limitar apenas a uma opção), era como um mantra que me direcionava na vida. Cansei de comprar roupas e calçados além do necessário (tudo bem sou mulher e as pessoas pensam que isso é natural), mas era como se, para tudo na vida, precisasse de um estoque extra de segurança.  Era assim com clientes, livros, amigos, família, enfim, tudo precisava ter mais e mais, não havia um limite.

Você deve estar me achando louca não é mesmo? Na verdade, esses pensamentos são o que a Programação Neurolinguistica chama de crenças. Que são as verdades que nós conhecemos, ou desconhecemos sobre nós mesmos e à medida que acreditamos em algo agimos de acordo com esses princípios. As crenças são pensamentos poderosos que podem potencializar ou limitar o nosso sucesso.

Gosto de pensar que as crenças são como peças fundamentais em nossa vida. Em momentos específicos pegamos alguns desses pensamentos e colocamos em nossa mala. E ao longo de nossa viagem precisamos analisar se são fundamentais ou se estão apenas ocupando espaço. Assim como fazemos em nosso guarda roupa, de vez enquanto é necessário fazer uma sessão de desapego e se livrar de peças, que já não fazem mais sentido, estão fora da moda ou não servem mais, continuar com alguns pensamentos só gerarão angustia, conflito e fardo. Ter consciência de suas crenças é o primeiro passo para qualquer mudança. Então, pergunto a você quais são as crenças que você tem sobre si mesmo? Seus pensamentos têm gerado resultados ou limitado o seu sucesso?

PENSE NISSO E RUMO AO SUCESSO!

 

Autora: Damaris Alfredo: Especialista em Gestão de Pessoas, atua como Coach, Professora em MBA, e Palestrante e facilitadora de Treinamentos comportamentais.
Quer saber mais, então acesse o site www.darh.com.br e agende hoje mesmo uma sessão gratuita de Coaching para saber mais sobre a gestão de carreira.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário