Pesquisar este blog

domingo, 18 de dezembro de 2011

O que você quer ser quando crescer?


Tenho 9 sobrinhos cada um em uma fase diferente da vida, me lembro que quando a Larissa tinha 7 anos ela dizia que queria ser cabeleireira, já o Guilherme queria ser lixeiro. Às vezes ficávamos até sem entender o porquê dessas respostas, visto que eles tinham outros  exemplos para se espelhar, mas analisando, eu percebi que enquanto criança nós queremos ser aquele que nós admiramos. Muitas vezes, professores, profissões que nos desafiam ou até mesmo pessoas ao nosso redor.
 Para o Guilherme ser lixeiro, era muito mais que uma profissão, era o rapaz que toda semana passava na casa dele e brincava com ele, que apesar de estar no caminhão trabalhando,  arrumava um tempo para dar atenção que ele tanto queria. Para a Larissa, ser cabeleireira era poder ter a sua volta diversas pessoas, falar com todo mundo e ainda poder melhorar a imagem e a autoestima de cada um.
A vida segue o seu ciclo, e muitas vezes não realizamos aquilo que sonhamos na infância,  mas se isso não acontece, surge dentro de nós uma inquietação, uma vontade de seguir aquilo que está no coração mesmo sem saber ao certo do que se trata.
 O mundo organizacional nos convida e nos envolve a uma competição desenfreada e acirrada, e muitas vezes nos faz esquecer a nossa essência e daquilo que de fato é importante para nós, tornando-nos seres humanos que muitas vezes nós mesmos desconhecemos.
 Eu me recordo que na primeira infância eu queria ser professora, e dos 11 anos até os 18 eu queria ser jornalista, até hoje encontro pessoas da minha infância que me perguntam se me tornei jornalista. Este meu sonho, foi encerrado no vestibular quando percebi que não bastava sonhar, era necessário dinheiro para realizar sonhos. Mais tarde, me formei em administração, e tive o privilégio de trabalhar com Recursos Humanos. Em minha primeira experiência profissional, ainda como estagiária no RH, eu era responsável por toda a comunicação interna da empresa, elaborando os comunicados interno e também o boletim informativo. A vida deu mais uma vez uma volta, e eu entrei  na área de treinamento. Hoje ministro treinamentos, e percebo que indiretamente realizei o meu sonho, hora como jornalista escrevendo para o público interno da organização e hora como professora, pois hoje trabalho desenvolvendo pessoas.
Recomendo neste novo ano que se aproxima você fazer esse exercício e perguntar a si mesmo, eu sou aquilo que queria ser quando crescesse? Eu admiro o que sou?  Senão, ainda está em tempo de mudar.  Às vezes é necessário assim como Steve Jobs ter coragem e seguir o coração e sua intuição, pois afinal eles sabem o que realmente quer.
Reflita sobre isso.


4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Damaris , é bem isso o que se passa em nossas vidas , no meu caso queria ser vendedora em loja de roupas quando criança , ja na adolecencia meu maior sonho era ser atriz, realmente veio o inesperado faltava dinheiro par a realização desse sonho ... no entanto o caminho foi tomando outros rumos e a 17 anos sou manicure e tenho meu lado vendedora e atriz pois tenho que estar sempre vendendo meu trabalho e me atuando com diferentes pessoas ao meu redor .. amo minha profissão e espero que esse amor sigua para a nova que esta por vir ... abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá Damaris.
    Quando criança, queria ser astronauta! Acredita?
    Lia todo e qualquer texto sobre o assunto, viajava nas naves imaginárias e até participei de uma promoção para concorrer a uma luneta, promovida pela margarina Doriana, rs. Me lembro que escrevia muito sobre o assunto em um diário e, um dia, minha irmã mais velha leu minhas anotações. Ela não se conteve: fazia piadas sobre àquilo diariamente e eu, aos poucos, comecei a sentir vergonha por querer algo que parecia tão distante de mim, até deixar de lado a ideia de viajar num foguete.
    A paixão por escrever histórias me perseguiu e, como sabe, virei jornalista. Porém, ainda hoje penso sobre o que vivi na época: era só o primeiro balde de água fria que receberia na vida.
    Por isso, acho muito importante que, desde muito pequeno, o ser humano seja encorajado a acreditar que é capaz. Aos pais, cabe acompanhar e orientar porém sem nunca dizer que será fácil voar.

    ResponderExcluir
  4. ADOREI SUA MENSAGEM !
    Porque se nos admiramos, se temos orgulho do que somos e somos realizados, isto basta. Porém não podemos nos esquecer da essência de tudo isto, ou seja, nosso passado.Pois tudo só faz sentido porque o que somos hoje é graças ao passado, Deus, família ,minha humildade caminhos, Escolhas que fiz... O passado constrói o futuro e por este motivo não podemos nos esquecer dele. Se sou Hoje uma mulher realizada foi graças a ele. Ele é a origem do meu, do seu e do nosso sucesso hoje !
    Obs: cuidado com o que posta sobre mim hein, não vá revelar meus podres(risos), brincadeirinha.

    Amo você tia ♥

    ResponderExcluir