Pesquisar este blog

domingo, 24 de outubro de 2010

Utilização de Filmes em Treinamentos

A utilização de filmes comerciais como metodologia em treinamentos para favorecer a aprendizagem tem sido cada vez mais comum. Utilizar algumas cenas ou até o filme inteiro pode reforçar a mensagem do treinamento e facilitar o entendimento de conteúdos. Mas, esta poderosa ferramenta de comunicação deve ser usada com bom senso, pois da mesma maneira que pode tornar seu treinamento um sucesso, poderá pôr tudo a perder se não for bem utilizada. Para isso faz se necessário o instrutor estar bem preparado com um roteiro para discussão e as cenas utilizadas tem que estar alinhada com o assunto abordado.
Em treinamentos de curta duração a dica é utilizar cenas curtas, desta forma o instrutor deverá informar a platéia da sinopse do filme. Em treinamentos de longa duração, o filme pode ser trabalhado de maneira mais detalhada, trabalhando a mensagem do filme como um todo, mas claro sem esquecer de discutir algumas cenas específicas que exemplifique certas situações.
Pensando na necessidade de auxiliar os profissionais interessados neste recurso disponibilizei uma página do blog com uma lista de filmes e os respectivos temas que podem ser trabalhados. Não Deixe de conferir.

“A arte inspira-nos a desenvolver as atitudes e consequentemente as competências”
Professor Cláudio Queiroz

Um comentário: