Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de maio de 2011

ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES

Ser ético nada mais é do que agir direito, proceder bem, sem prejudicar os outros. É também agir de acordo com os valores morais de uma determinada sociedade.
Qualquer decisão ética tem por trás um conjunto de valores fundamentais.
Entre eles:

·               Ser honesto em qualquer situação: A honestidade é a primeira virtude da vida dos negócios. É fundamental para se ocupar um cargo nas organizações, mas precisa estar acompanhada de eficiência e eficácia para viabilizar a produtividade e qualidade nos serviços;
·               Ser tolerante e flexível: Muitas idéias aparentemente absurdas podem ser a solução para um problema. Mas para descobrir isso é preciso ouvir as pessoas ou avaliar a situação sem julgá-las antes;
·               Ser íntegro em qualquer situação. Isto significa agir de acordo com os seus princípios, mesmo nos momentos mais críticos;
·               Ser educado: Educação tem a ver com um processo contínuo de aprendizagem e crescimento pessoal envolvendo os aspectos físicos, intelectuais e morais. As pessoas educadas tratam os outros bem, com polidez;
·               Ser humilde: Só assim a gente consegue ouvir o que os outros têm a dizer e reconhecer que o sucesso individual é resultado do trabalho da equipe;
·               Ser fiel. Fidelidade é uma genuína preocupação com o próprio futuro e com o futuro dos outros, inclusive da empresa. Por fidelidade cumprimos os nossos deveres, nossas promessas, nossas obrigações;
·               Ser prudente. Prudência implica escolher não somente grandes desafios, mas os melhores caminhos para superá-los. Estar atento não só ao que acontece, mas ao que pode acontecer;
·               Observação dos meios e fins: A pessoa ética está preocupada em fazer as coisas da melhor maneira possível. Preocupa-se com métodos, processos, estratégias, escolha dos meios: não é ético escolher o mal menor; sendo mal, ainda que pequeno, é também perverso.

 Nunca se esqueça que ninguém negocia com empresas, mas com as pessoas das empresas. O caráter da empresa é o caráter que os colaboradores têm.

Um comentário: