Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

NÃO SEI SE CASO, OU COMPRO UMA BICICLETA


Você já se viu naquele dilema, não sei caso ou se compro uma bicicleta?
Aqueles momentos da vida, em que realmente você para em uma bifurcação e não sabe qual caminho seguir, já passou por isso?

Saiba que muitas pessoas neste momento estão sofrendo desse mal. E boa parte desses conflitos são gerados pela dúvida do que fazer com a vida profissional, isso porque hoje nós temos muito acesso a informação, convenhamos, sabemos até demais.

A mídia cobra, a sociedade cobra. As redes sociais fazem você acreditar que todo mundo está bem, resolvido e sem conflitos e como assim, você já tem 30 anos e ainda não tem uma carreira de sucesso, um carro zero e um apartamento na praia?

Há milhares de pessoas com a sua idade que já estão bem-sucedidos. Ao menos é isso que boa parte das revistas querem fazer você acreditar. E realmente há pessoas sucedidas, mas elas não são a regra, sim a exceção. Acontece que quanto mais você acredita nisso, pior fica. Saber que existe um padrão de sucesso e que o indivíduo está longe de alcançar gera uma angustia tremenda, e na boa, ninguém cria, ou produz nada angustiado.  E é no meio dessa angustia que as pessoas acreditam que não sabem o que querem.

Na verdade, as pessoas sabem o que querem, o que muitas vezes falta é coragem de assumir isso para si próprio, até porque às vezes o que querem é tão fora do perfil do que a sociedade (e entenda aqui seus pais, amigos, parentes) esperam de você que com o medo de frustrar ou decepcionar os outros preferem não agir.

O melhor para lidar com todo esse conflito é seguir o conselho do Steve Jobs: Ouça a voz do seu coração. Ele já sabe o que realmente você quer e na sequência trace um plano para atingir seus objetivos, minimizando sempre a voz externa e definindo estratégias para alcançar o que você deseja. Tenha claro o que é sucesso para você e trabalhe pesado para alcançar o que deseja, saiba que na vida não há milagres que tudo o que conquistamos é fruto de muito suor, força de vontade, foco e persistência.


PENSE NISSO E RUMO AO SUCESSO!
Autora: Damaris Alfredo: Especialista em Gestão de Pessoas, atua como Coach, Professora em MBA, e Palestrante e facilitadora de Treinamentos comportamentais.

Quer saber mais, então acesse o site www.darh.com.br e agende hoje mesmo uma sessão gratuita de Coaching para saber mais sobre a gestão de carreira.

 

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

XI DEU PAU, ESSE SAIU COM DEFEITO.

Uma pergunta que sempre me incomodou em processo seletivo é qual é o seu defeito? Quem responde fica sempre em saia justa, porque vamos ser sincero, ninguém terá coragem o suficiente para dizer: Eu sou grosso, arrogante, egoísta, odeio que mexem em minhas coisas e quando me sinto ameaçado sou extremamente agressivo.  A não ser que você não queira o emprego, não é mesmo? O que resta? Responder a frase padrão:


- Ah, sabe o que é? Sou extremamente ansioso e perfeccionista – E claro que o candidato  já diz com aquele sorriso amarelo que está escrito na testa dele: NÃO É VERDADE.


Bem, se essas respostas não resolvem a vida de ninguém o que seria adequado então responder?


Para começar, não consigo imaginar que temos defeitos. Esse conceito está totalmente ligado a qualidade e produção, de verdade, não consigo ver Deus em sua infinita bondade nos criando, como se tivéssemos todos enfileirados e de repente se distrai e diz:


-Xi, deu pau, esse também saiu com defeito.


Não, definitivamente isso não ocorre. Acredito que fomos criados com oportunidades de melhorias. Que nascemos para evoluir, para sermos cada dia melhores. Nesse sentido a pergunta não é qual é o seu defeito?  E sim o que você tem feito para mudar ou melhorar o que você não gosta? Não dá para tratar comportamentos indesejáveis como bichinhos de estimação e ter apegos a eles. Se você é ansioso o que é que tem feito para mudar isso?


O primeiro passo é reconhecer que não somos perfeitos, que todo mundo tem pontos que não agrada e que precisa mudar, e o segundo é agir para que essas mudanças de fato aconteçam. Não se acomode! Não aceite que você é assim e pronto. Há sempre uma melhor versão de você mesmo. Portanto, se incomode e busque melhorar, como? Leia livros, artigos, faça análise, faça Coaching, peça feedbacks, participe de cursos e palestras. Enfim, tenha sede de ser melhor.  E na próxima vez que alguém perguntar qual é o seu defeito pense em responder também quais são as ações que você está tomando para mudar tudo isso.

PENSE NISSO E RUMO AO SUCESSO!



Autora: Damaris Alfredo: Especialista em Gestão de Pessoas, atua como Coach, Professora em MBA, e Palestrante e facilitadora de Treinamentos comportamentais.

Quer saber mais, então acesse o site www.darh.com.br e agende hoje mesmo uma sessão gratuita de Coaching para saber mais sobre a gestão de carreira.


quinta-feira, 15 de setembro de 2016

FORA DO PERFIL

Seja sincero comigo, alguma vez em sua vida você já sofreu preconceito? Já foi discriminado em algum aspecto? Ou por ser muito novo, ou talvez muito velho, ou por ser homem, ou mulher, ou por ser magro, ou muito gordo, enfim já sofreu algum preconceito?

Eu já sofri e muitos, aliás sofro preconceitos diariamente. Hora porque sou mulher, ou porque represento ter pouco idade e julgam que eu não tenho experiência para falar sobre o assunto, hora por conta da minha voz ou até do meu sotaque. Mas, de todos preconceitos que já passei o mais engraçado sem dúvida, foi a sinceridade da minha aluna Natalia quando ela ouviu eu comentar que eu corria. Imagine a cena: Estava comentando com os meus alunos sobre a importância da atividade física e do prazer que eu tinha enquanto corria. E a Natalia que ouvia tudo atentamente, me olhou de cima até embaixo e fez a seguinte pergunta:

- Você corre? – E, antes mesmo que eu pudesse responder, ela prosseguiu.  – Mas você não tem perfil de corredora.

Dá para imaginar o silencio total da sala? Eu parei, levantei a sobrancelha (cara que faço quando estou assustada), dei um passo para trás e pensei: Oi, ela está me chamando de gorda? É isso mesmo? E antes mesmo que pudesse pensar em alguma boa resposta comecei a rir, porque a Natalia teve a coragem de expor o que eu já havia visto em muitos olhares. Realmente não tenho perfil de corredora. Não sou magra, não sou queniana, no entanto assim como eu, muitas pessoas não têm perfil e correm.

Não é incrível como o ser humano está sempre buscando um perfil, ou padrão?

Entendo que a busca por padrões, serve para a sociedade determinar o que é normal e de certa forma de nos aproximarmos daquilo que achamos que seja o certo. Se estiver dentro do que achamos correto, é normal, se estiver fora, é estranho. Em com isso, o que é “normal” é aceitável e, muitas vezes, passa por cima do julgamento consciente individual, ou seja, não paramos mais para pensar sobre a questão.

Eu sempre me questiono, o que é normal hoje em dia? Estar infeliz em um relacionamento, em um emprego ou empreendimento só por status?  Aceitar promoções em cargos que não têm a ver com o nosso talento, só porque é necessário crescer na carreira? Beber, no final de semana, para esquecer o “estresse do dia a dia”, como se a vida estressada fosse normal?

Tudo isso me parece bem aceitável, nos dias atuais, no entanto nem tudo que é considerado normal é correto ou mesmo o melhor para um indivíduo.  Até porque ser normal é ser comum, e ser comum é estar na média da maioria das pessoas. E quando estamos na média, somos literalmente mais um. Definitivamente eu não gosto de padrões, não acredito que exista apenas um caminho, ou uma única formula que leve aos resultados.  Acredito, sim, que há muitas fórmulas para o sucesso e o segredo é respeitar a individualidade, as particularidades e a história de cada um, estando a pessoa dentro ou fora do perfil.

PENSE NISSO E RUMO AO SUCESSO!
Autora: Damaris Alfredo: Especialista em Gestão de Pessoas, atua como Coach, Professora em MBA, e Palestrante e facilitadora de Treinamentos comportamentais.

 Quer saber mais, então acesse o site www.darh.com.br e agende hoje mesmo uma sessão gratuita de Coaching para saber mais sobre a gestão de carreira.

 

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

PREPARE-SE PARA O QUE VOCÊ QUER


 
Uma das coisas que mais gostava em minha infância era os almoços de domingo, talvez porque neste dia todo mundo sentava à mesa e não tínhamos pressa.  Me lembro com saudade daquelas horas agradáveis. Mas, o almoço não começava no domingo. Minha mãe, tinha um ritual, ela iniciava toda a sua preparação ainda no sábado, pois definia o cardápio, verificava se havia os ingredientes, ia ao mercado e muitas vezes já deixava alguns pratos preparados para o dia seguinte. No domingo, ela era a primeira a levantar e continuava com suas obrigações. Quando levantávamos o cheiro de frango assado (hummmm) havia tomado conta do ambiente e a nós cabíamos sentar à mesa e desfrutar do melhor almoço da semana. Com você também era assim? Se sim, você também deve ter saudades, não é mesmo?

A vida moderna fez com que mudássemos alguns hábitos e a preparação do almoço de domingo que muitas vezes durava mais de 48 horas hoje não dura nem 30 minutos isso depende da fila do restaurante que você almoça nos domingos.

 Acontece que todas essas mudanças não afetaram apenas a nossa vida social, mas com o tempo fomos perdendo uma competência fundamental para o sucesso:  A preparação. Hoje, a impressão que tenho é que as pessoas não têm paciência para esperar o que se deseja (e nisso, muitas vezes me incluo). É como se ao definir o que quer, precisa ser realizado com urgência, e quando não acontece do jeito, na hora e da forma como desejamos, começamos a sofrer com angustias ou ansiedades, deixando que o momento da preparação se torne em um momento de espera e sofrimento criando um verdadeiro martírio.

A preparação faz parte de qualquer processo. Ou seja, para qualquer objetivo que você tenha na vida é necessário antes se preparar. Não é possível pular de fases.  A sua definição significa trazer a frente, fazer aparecer, sendo assim a preparação nos ajuda a ficar pronto para aquilo que se deseja.

Na carreira profissional se preparar é ter claro o que você precisa para alcançar os seus objetivos. É investir em estudo, qualificação, experiência, networking, ações essas que levam tempo, mas que produzem resultados.  E você como anda se preparando para aquilo que deseja? Está utilizando esse tempo ao seu favor ou sofrendo com a demora?

 PENSE NISSO E RUMO AO SUCESSO!

 

Autora: Damaris Alfredo: Especialista em Gestão de Pessoas, atua como Coach, Professora em MBA, e Palestrante e facilitadora de Treinamentos comportamentais.
Quer saber mais, então acesse o site www.darh.com.br e agende hoje mesmo uma sessão gratuita de Coaching para saber mais sobre a gestão de carreira.

terça-feira, 6 de setembro de 2016

INDEPENDENCIA OU....

Já que o feriado é da independência do Brasil que tal refletirmos um pouco sobre autonomia, competência essa que leva muitas pessoas em nosso país em busca do empreendedorismo.
Comigo não foi diferente, ao menos  esse foi um dos grandes motivos que me levou a empreender. Mais de 10 anos trabalhando em empresa, era com frequência que dizia, o dia que tiver um meu negócio, ah lá tudo será diferente, e foi, só que eu não contava que com a autonomia a gente ganha poder, escolha e decisão e muitas vezes não sabemos o que fazer, pois a cada escolha há  consequências e responsabilidades positivas ou negativas de acordo com nossas escolhas. O que maioria dos seres humanos temem é errar. Não é a toa, que muitas vezes travamos com a autonomia. Não porque não sabemos usar, mas porque temos medo da consequência de nossas escolhas.
Qual caminho escolher? Qual decisão tomar? O que fazer com a tal liberdade?
Se você já se sentiu assim, sabe bem o que estou falando. É com frequência que ouvimos donos de negócios queixar da tal solidão empreendedora. Há soluções simples que poderão te ajudar a minimizar esse conflito diante das escolhas.
Um dos  passos é conhecer bem seus valores (Mas, por favor nada daqueles dizeres complicados que as empresas colocam nas paredes das organizações e que nem de longe reflete a sua realidade). Conheça o que realmente é importante pra você, pra isso responda a si mesmo: O que realmente eu espero ou desejo de uma pessoa quando essa se relaciona comigo? Pense também nas coisas que são importantes pra você e o que elas lhe proporcionam. Responder essas questões já darão um caminho a você do que realmente importa nas suas relações e em sua vida. Assim, todas as vezes que estiver em dúvida do que fazer com a decisão, verifique aquela que está de acordo com seus valores. Os valores norteiam a nossa vida, nos dão base traz conforto quando são respeitados, por isso, siga sua intuição, respeite seus valores e tome decisões. Não deixe que o medo de errar afaste você do seu sonho em ter autonomia. Você faz parte de um grupo seleto de pessoas, use o seu poder de decidir a seu favor.
PENSE NISSO E RUMO AO SUCESSO!
 
Autora: Damaris Alfredo: Especialista em Gestão de Pessoas, atua como Coach, Professora em MBA, Palestrante e facilitadora de Treinamentos comportamentais desenvolve temas de liderança, criatividade, motivação e empreendedorismo feminino.
Quer saber mais, então acesse o site www.darh.com.br e participe de nossas palestras gratuitas Mulheres que Fazem Acontecer.

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

VOCÊ É MELHOR QUE TODAS AS SUAS DESCULPAS


Há alguns meses atrás tracei um compromisso de postar toda quinta feira um artigo diferente que pudesse de alguma forma, ajudar as pessoas refletirem sobre a vida, suas escolhas e atitudes. Geralmente na segunda feira, já me programo o que desejo escrever e vou construindo ao longo da semana o que vou postar. Pois bem, essa semana, priorizei outros assuntos e quando percebi era quinta feira e não tinha ainda elaborado o meu artigo.  E o pior não fazia a menor ideia do que iria escrever.
O dia, como na maioria das vezes começou com a agenda cheia, e o item artigo continuou lá, apenas como um lembrete que tinha que ser feito.  A cada atividade que fazia me dava a impressão que eu simplesmente empurrava essa pendência para  o final da lista, até que me dei conta que já era quatro horas da tarde e eu ainda não tinha escrito. E foi aí que me peguei contando mil histórias diferentes para justificar o que eu não tinha feito, foi mais ou menos assim: Para que escrever? Você já postou um artigo na terça? Quem falou que você precisa escrever toda quinta feira? Se você não postar hoje o que poderá acontecer? Você já trabalhou tanto e ainda vai dar aula, deixa isso para lá. É melhor ir descansar.

Mas, ao mesmo tempo que ouvia todos esses questionamentos (você deve estar me achando louca, mas eu juro, tem hora que há uma legião de pessoas em minha cabeça me questionando sobre o que faço ou deixo de fazer), ouvi uma frase gritante que dizia assim:

VOCÊ É MELHOR QUE TODAS AS SUAS DESCULPAS.
Em algum momento de sua vida, você também já deve ter contado alguma historinha para você justificando o que fez ou deixou de fazer, não é mesmo? Nós, somos bons contadores de histórias e não só isso, somos tão convincentes que acreditamos piamente em todas as justificativas que damos.

Contamos histórias que não temos tempo em realizar algum sonho, ou que não temos idade, disposição, corpo, peso, para alcançar objetivos. Contamos que é tarde para recomeçar uma carreira, um negócio, um relacionamento.  Quantas histórias contamos e acreditamos a nosso próprio respeito? Histórias essas que muitas vezes nos colocam medo, criam fantasmas e barram o nosso potencial.

Na vida, as nossas atitudes determinam a nossa altitude e nossas histórias determinam a realização de nossos objetivos. Qual é o roteiro que você anda escrevendo a si mesmo?

Pense nisso e Rumo ao Sucesso!

 
Autora: Damaris Alfredo: Especialista em Gestão de Pessoas, atua como Coach, Professora em MBA, e Palestrante e facilitadora de Treinamentos comportamentais.

 Quer saber mais, então acesse o site www.darh.com.br e agende hoje mesmo uma sessão gratuita de Coaching para saber mais sobre a gestão de carreira.