Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de agosto de 2016

E QUANDO TUDO PARECE DIFICIL....

Em abril desse ano, participei de minha primeira maratona. Nunca pensei em minha vida que correria em um único dia 42 km e 195 metros  faço questão de registrar os 195 metros, que parecem não ser nada, mas quando você já correu 42 km essa pequena distância parecem não ter fim. Já comentei em outros artigos que aprendo muito correndo, e nessa prova não foi diferente, aliás seis horas correndo (tempo que eu levei para completar a prova) dá pra escrever até um livro. É um turno de trabalho, um workshop, enfim é muito tempo para refletir na vida, e no artigo dessa semana eu quero fazer uma analogia dessa prova com o empreendedorismo.

Qualquer prova de corrida de rua, os primeiros Kms são sempre emocionantes, você se sente feliz por fazer parte daquele grupo de pessoas. Há sempre pessoas gritando, dizendo frase de efeitos, é uma verdadeira festa que reforça o motivo da sua escolha. No empreendedorismo não é diferente. Quando você empreende, há pessoas torcendo pelo seu sucesso, acreditando em seu potencial e toda essa energia gostosa gera motivação e faz você acreditar na sua capacidade de ir mais longe, acontece que nem tudo o que a gente acredita, pensa ou deseja acontecem da forma como esperamos e muitas vezes começamos a ter resultados que não gostamos, por mais que estejamos motivados.

Na corrida, é quando nos sentimos cansados, pelas minhas estatísticas esse cansaço acontece mais ou menos nos 60 à 70% da prova. Nessa prova da maratona foi no Km 32, e você pode pensar, ah mas você já tinha corrido muito é natural. Isso acontece comigo nas provas de 5, 10, 15 ou 21 km. Não importa a distância, chega uma hora que bate um cansaço, por mais que você goste do que está fazendo. Na corrida é por estarmos ainda longe do objetivo que no caso é concluir a prova, e no empreendimento é por não estar tendo os objetivos que se espera.
E quando tudo fica difícil? O que é que você faz?

Desespero, falta de resultados, a primeira opção que passa em nossas cabeças é desistir, e o pior de tudo que é aqui que começamos a buscar culpados para colocar a responsabilidade pelo fracasso, na  corrida é o sol, a temperatura, caibras, e no empreendimento  o governo, crise, clientes ou até mesmo acreditar que não temos "tino" empreendedor, se isso vem acontecendo com você, tenho algo a dizer! Desistir não é uma opção.

Assim como na corrida, diminua o ritmo, e avalie o seus resultados. Você pode até se desesperar, isso é humano, mas depois de tudo isso, respire e tenha certeza que encontrará outras soluções. Pode ser que seja necessário mudar as estratégias, o publico alvo, a politica de preço, a forma de prospectar clientes, o ramo de atividade, forma de pagamento, enfim, mudar algo que não está dando o resultado que você deseja, mas não desista. Os obstáculos no caminho servem para ser superados, e a medida que encontramos soluções criativas para lidar com eles, nos tornamos cada vez mais forte para os próximos desafios que virão. Siga em frente sua vitória está a poucos metros de você.

 PENSE NISSO E RUMO AO SUCESSO!

 

Autora: Damaris Alfredo: Especialista em Gestão de Pessoas, atua como Coach, Professora em MBA, Palestrante e facilitadora de Treinamentos comportamentais desenvolve temas de liderança, criatividade, motivação e empreendedorismo feminino.

Quer saber mais, então acesse o site www.darh.com.br e participe de nossas palestras gratuitas Mulheres que Fazem Acontecer.

 

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

TALENTO – QUAL É O SEU?

TALENTO – QUAL É O SEU?
Essa é a pergunta que paralisa a maior parte das pessoas. Pode ser em um processo seletivo, em um treinamento, em um bate papo, enfim quer colocar alguém para pensar faça essa pergunta e é bem provável que você ouvirá a seguinte resposta: “Ah, eu não tenho talento”. Você também respondeu isso? Bem, mesmo não o conhecendo, posso afirmar que você tem talentos e muitos. Até porque talento todo mundo tem, acontece que nem sempre percebemos porque é algo que fazemos tão natural e por ser tão simples e fácil em fazer não percebemos como um talento.
Apesar do termo, talento não é nada especial, não é bom e nem ruim é apenas uma capacidade que as pessoas têm de tornar algumas habilidades normais em algo excepcional ao ponto de serem reconhecidas por outras pessoas como uma marca ou um diferencial.  Por exemplo, há pessoas que tem talento natural da organização, gosta de arrumar coisas, espaços, arquivos. Outras que tem talento para fazer amizade, conseguem se conectar rapidamente com o maior número de pessoas, e ainda há pessoas que talento em facilitar a vida das pessoas, ou ajudar as pessoas. Enfim, se você começar a reparar verá que tanto você quanto o mundo estão dotado de pessoas talentosas e o que não é o talento, mas sim o uso que você faz com ele.
Na gestão de carreira descobrir qual é o seu talento será um diferencial competitivo, pois estudos revelam que o maior potencial de crescimento de cada pessoa está nas áreas onde elas têm seu ponto forte e que na medida em que utilizamos o nosso talento começamos a ter mais prazer no trabalho e como consequência temos um melhor desempenho. Ao contrário, quando não utilizamos o nosso talento até conseguimos obter resultados, porém com um gasto de energia excessiva, o que poderá ao longo do tempo perder a motivação, se sentir cansado e muitas vezes frustrados.
Ninguém tem um único talento. Descobrir uma atividade ou profissão que mobilize os seus talentos lhe trará sucesso e resultados. O autoconhecimento te ajudará a responder quais são seus talentos. Converse com diversas pessoas diferentes que você confia e peça feedback sobre características que elas enxergam de positivo em você. Avalie o que de comum elas dizem ao seu respeito.  Observe em você:
ü  O que geralmente você faz e que lhe traz muito prazer, alegria e satisfação;
ü  O que você faz sem esforço com velocidade e agilidade;
ü  O que você faz com qualidade e é reconhecido por isso;
ü  E quais são as coisas que você gosta de fazer quando tem tempo livre e que te dão prazer;
Estes com certeza são alguns de seus talentos. Agora que você já os conhece, o importante é fazer bom uso deles, pois com certeza o mundo precisa da sua originalidade.
 
Pense nisso e Rumo ao Sucesso!
 
Autora: Damaris Alfredo: Especialista em Gestão de Pessoas, atua como Coach, Professora em MBA, e Palestrante e facilitadora de Treinamentos comportamentais.
 
Quer saber mais, então acesse o site www.darh.com.br e agende hoje mesmo uma sessão gratuita de Coaching para saber mais sobre a gestão de carreira.

terça-feira, 23 de agosto de 2016

NETWORKING EXPERTISE FEMININA


-Amiga, preciso te contar um segredo...
Quantas vezes em sua vida você já começou uma frase assim?
Se você é mulher, é provável que não tenha nem estatística para comprovar esse número, mas com certeza foram inúmeras as vezes, e não estou falando isso por conta da questão do segredo, mas sim por conta da palavra Amiga.

A mulher por natureza tem uma facilidade em estabelecer relacionamentos e fazer amizades. Por mais tímida que ela seja, a mulher se conecta com mais pessoas em sua vida do que homem.  É uma característica natural, pode se dizer que seja um talento a capacidade que nós temos em nos conectar facilmente com gente. Você duvida? Então observe em uma praça crianças diferentes brincando, provavelmente você verá as meninas se relacionando com pessoas diferentes e tornando grandes amigos, mesmo que seja um curto período de tempo.

Em meu conceito, networking é arte de fazer amigos e relacionamento é arte de mantê-los, sendo assim a mulher é naturalmente uma expert em networking.

Se temos então esse talento, a pergunta é, como você tem utilizado essa competência em seu negócio?
Costumo dizer que comecei cedo a empreender, na verdade, comecei  aprender sobre empreendedorismo muito cedo em minha vida. Quando eu tinha seis anos, minha mãe que era um ser dotado de muitas qualidades, pintava e fazia crochê em panos de prato, colocava tudo em uma sacola de feira e saia comigo para vender de porta em porta. Ela abordava as pessoas na rua, conversava, fazia amizade, demonstrava interesse nas pessoas e no final da conversa oferecia o pano de prato.

Acontece que na maioria dos dias ela ouvia o famoso “não, obrigado”. E claro que aquilo me intrigava, se minha mãe já sabia que ia receber não porque continuava a oferecer?

Um dia tomei coragem e resolvi perguntar, e ela me disse: “minha filha se as pessoas não souberem o que faço como irão atrás de mim”.  Bem, o final desta história você já deve saber, não demorou muito tempo para as pessoa irem atrás de minha mãe, a principio para tomar um café, bater papo e trazer outras pessoas para conhecer os produtos que minha mãe fazia e assim eu vi nascer a primeira loja da minha família.

E você? O quanto tem explorado seu networking? O quanto as pessoas próximas sabem o que você faz e podem vender mais sobre o seu trabalho?

PENSE NISSO E RUMO AO SUCESSO!

 
Autora: Damaris Alfredo: Especialista em Gestão de Pessoas, atua como Coach, Professora em MBA, Palestrante e facilitadora de Treinamentos comportamentais desenvolve temas de liderança, criatividade, motivação e empreendedorismo feminino.

Quer saber mais, então acesse o site www.darh.com.br e participe de nossas palestras gratuitas Mulheres que Fazem Acontecer.

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

NÃO ESPERE TER VONTADE PARA FAZER

Hoje eu quero falar com você sobre motivação e vontade, isso porque tenho ouvido com frequência algumas pessoas me dizerem que gostaria de realizar sonhos, metas e objetivos, mas que quando pensam no que precisam fazer para conquistar, desistem, pois não se sentem motivados. Bem, se isso já aconteceu ou vem acontecendo com você, tenho algo a lhe dizer que poderá mudar esse ponto de vista trazendo resultados para você. Quer fazer algo por você? Então FAÇA, mesmo sem vontade, pois motivação e vontade não tem nada a ver, calma, antes de pensar que estou doida, deixa eu explicar o meu ponto de vista!
Por natureza, o ser humano busca na vida conforto e segurança, faz parte de nossa estrutura humana. Cada um tem a sua zona de conforto, onde se sente bem e realizado, não há nada de mal nisso, e buscar um novo objetivo na vida, força a sair deste espaço, pode ser para um novo curso, uma atividade física que deseja realizar, uma habilidade que deseja aprender, enfim qualquer coisa nova em sua rotina, forçará a sair da zona de conforto gerando um esforço que a princípio gasta energia, cansaço e fadiga. O corpo humano funciona assim, ele não quer gastar energia e quanto menos fazemos, menos queremos fazer, isso é fato. 
No entanto, nós somos motivados por Resultados, essa é a palavra que move o mundo. Nós buscamos em qualquer área de nossa vida, ser, dar e receber resultados. Nos relacionamentos por exemplo, se alguém não agrega mais em nossa vida, o que fazemos? Paramos de conviver, porque deixou de dar resultado positivo. No trabalho, é a mesma coisa, se parou de ter ganhos e isso não só financeiros, mas experiências e também aprendizados, o que a maioria das pessoas fazem? Mudam de trabalho, porque não estão tendo mais o resultado que tinha antes. Porque uma pessoa continua a fazer uma dieta? Porque ela vê efetivamente resultado positivo na balança. Enfim, estamos buscando sempre resultados positivos em nossa vida. É por isso que muitas coisas precisamos fazer sem vontade, pois a medida que fazemos sentimos o resultado da ação e encontramos a motivação.
Há quem diga que o ser humano precisa encontrar um motivo, uma causa uma razão para fazer, eu digo vai sem vontade mesmo, porque no meio do percurso você encontrará motivos para continuar em busca de seus objetivos.
                                                              
Pense nisso e Rumo ao Sucesso!

Autora: Damaris Alfredo: Especialista em Gestão de Pessoas, atua como Coach, Professora em MBA, e Palestrante e facilitadora de Treinamentos comportamentais.

Quer saber mais, então acesse o site www.darh.com.br e agende hoje mesmo uma sessão gratuita de Coaching para saber mais sobre a gestão de carreira.

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

TEIMOSIA FEMININA


Mulher é mesmo um “bicho teimoso”.

Se você for mulher, é bem provável que alguém já tenha falado isso para você, não é mesmo? Eu por diversas vezes ouvi isso em minha vida, principalmente do meu pai que tinha o hábito de dizer que quando uma mulher coloca um objetivo na cabeça é mais fácil tirar a cabeça fora do que fazer com ela mude de ideia.  

E é verdade, ao menos com boa parte das mulheres que eu conheço posso garantir que existe sim uma “teimosia feminina”, agora o que poucas pessoas sabem que essa característica tão peculiar é na verdade um segredo para sucesso empreendedor. O que muitos chamam de teimosia feminina eu gosto de chamar de persistência que é a nossa capacidade de continuar com os esforços mesmo frente aos mais desanimadores desafios.
Em um empreendimento nem sempre a conquista dos objetivos é fácil e o caminho é reto e sem obstáculos. Persistir neste cenário é o caminho para o sucesso e é nisso que as mulheres levam vantagem.

Provavelmente por nossa luta em conquistar o respeito e o espaço que as mulheres mereçam na sociedade, a mulher traz na genética uma vontade de ir à luta e isso faz com que não desistamos no meio do caminho. Aliás, desistir existe em nosso vocabulário feminino. Parece que estamos o tempo todo querendo provar que somos capazes, fortes, guerreiras determinadas e que essas características não são exclusividades masculinas, pelo contrário. Querer provar é na verdade um fator motivacional para a mulher. Quer ver só, faça um teste, diga a uma mulher que ela não consegue fazer algo, e veja o que acontece.  Provar que alguém está errado é sem dúvida a maior motivação feminina.

Sabendo disso, é importante avaliar se você quer realizar algo apenas para provar que alguém está errado, ou se esse objetivo é de fato importante para você. Se for importante, então utilize mesmo a sua persistência e mostra do que somos feitas.  Agora, se não for importante, reveja esse objetivo e deixe para colocar a sua energia, disposição e persistência em metas significativas para você.
Num mundo em que a grande maioria desiste e morre na praia, as mulheres com a persistência e foco alcançam o topo e passam na frente de todos os outros que cederam no meio do caminho.

Pense nisso e Rumo ao Sucesso!



Autora: Damaris Alfredo: Especialista em Gestão de Pessoas, atua como Coach, Professora em MBA, Palestrante e facilitadora de Treinamentos comportamentais desenvolve temas de liderança, criatividade, motivação e empreendedorismo feminino.
Quer saber mais, então acesse o site www.darh.com.br e agende hoje mesmo uma sessão gratuita de Coaching para saber como você pode melhorar ainda mais o seu empreendimento.




quinta-feira, 11 de agosto de 2016

O FEITO É MELHOR QUE O PERFEITO



É bem provável que você, assim como boa parte dos seres humanos, tem uma lista de coisas que gostaria de fazer na vida, não é mesmo?
Nós somos seres munidos de sonhos, desejos e vontades, até porque se não tivermos essas forças que nos movem, parece que a vida não tem graça. Acontece que há alguns sonhos, por mais que tenhamos conhecimento do assunto, parece que nunca estamos prontos o suficiente para começar. Já aconteceu isso com você?
Com frequência, tenho conhecido pessoas que partilham dessas vontades. Inclusive, com muito conhecimento, porém que não se sentem prontos para agir.  Às vezes o sonho é se lançar em uma nova profissão, buscar um crescimento na carreira, aplicar uma nova habilidade, ou seja, pessoas com bagagem, no entanto sentindo se tão inseguras que o medo paralisa não permitindo realizar.
Se isso vem acontecendo com você, eu tenho um segredo para lhe contar que mudará sua vida: Quer realizar um sonho? Então comece! Do jeito que está e com o conhecimento que tem. Não espere estar pronto o suficiente para começar um novo negócio, ter uma nova profissão, ou desenvolver uma nova habilidade. Para se ter experiência, o primeiro passo é fazer alguma coisa. Por mais inexperiente que você seja, qualquer coisa que você começar hoje, estará muito melhor daqui um mês, um ano imagine dez anos então.
Alguns anos atrás, eu tinha muita vontade de correr. No entanto, era sedentária, não fazia nenhum exercício, estava acima do peso e acreditava que não tinha perfil de corredor. Mas, um dia, com incentivo de alguns amigos eu decidi mudar essa história. Corri pela primeira vez 5 minutos direto em uma esteira, e foi o suficiente para fazer a minha primeira inscrição em uma prova de rua. Desde então eu nunca mais parei. É correndo que aprendo muitas coisas sobre mim e sobre o ser humano, inclusive boa parte deste texto foi inspirado em uma corrida. Gosto de pensar que a vida e a corrida têm a mesma ligação, porque há muitas coisas na vida que ainda não estamos totalmente prontos, mas se esperar, pode ser que a hora nunca chegue, ou melhor, nunca nos sentiremos prontos. Se eu esperasse ter o melhor tênis, a melhor forma física, a respiração perfeita, o melhor treinador, bem provável que estaria até hoje pensando em correr.
Quer fazer algo por você, então dê o primeiro passo. Assim como na corrida, coloque um pé na frente do outro e comece. Devagarinho você perceberá que estará indo longe. Ninguém corre uma maratona sem ter antes corrido 100 metros, e falo com conhecimento de causa. Tudo na vida começa com o primeiro passo. Então, faça algo por você com os recursos, conhecimento e vontade que você tem hoje e claro busque melhorias. Não espere estar pronto ou até mesmo entender quem é você para começar. É no ato de fazer que descobrimos o que somos, conhecemos o nosso potencial, adquirimos experiência e buscamos melhorias. Por isso, independente do que você queira, comece do jeito que está. Buscando exemplos inspiradores que auxiliem na sua evolução, afinal o feito é melhor que o perfeito, e o perfeito pode nunca chegar.
  
Pense nisso e Rumo ao Sucesso!

Autora: Damaris Alfredo: Especialista em Gestão de Pessoas, atua como Coach, Professora em MBA, e Palestrante e facilitadora de Treinamentos comportamentais.

Quer saber mais, então acesse o site www.darh.com.br e agende hoje mesmo uma sessão gratuita de Coaching para saber mais sobre a gestão de carreira.

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

A MULHER E O EMPREENDEDORISMO


O número de mulheres empreendedoras vem crescendo gradativamente em nosso país. E há diversas causas que levam a mulher ao empreendedorismo, pode ser por necessidade financeira, desemprego entre outras causas. Mas, há uma quantidade expressiva de mulheres que vão para o empreendedorismo para aliviar a inquietação interna.

A mulher vive constantemente em conflito. Hora se cobra para ser boa profissional, dedicando boa parte de sua vida para estudos e carreira e assim que alcança o patamar desejado se cobra para ser uma excelente mãe, dona de casa, enfim todos os estigmas que a sociedade nos impõe. Mesmo que ela ainda não tenha filhos, boa parte das mulheres se preocupam com a maternidade. Para aliviar essa inquietação, busca equilibrar esses dois eixos fazendo com que muitas migrem para o empreendedorismo com o intuito de ter uma qualidade de vida e viver bem esses dois papeis.

Acontece que se não houver uma boa organização, disciplina e cuca fresca (sem angustia ou ansiedade), esse sonho em ter uma vida equilibrada pode se transformar em pesadelo. Para que isso não aconteça com você, separei algumas dicas simples do que você poderá fazer para ter mais sucesso em sem empreendimento.

ü  Definir carga horária: O primeiro passo para administrar todo esse conflito é estabelecer um roteiro onde você possa dedicar um tempo exclusivo a seu empreendimento e outro para sua vida pessoal. Se você estiver no início do seu empreendimento isso poderá ser mais difícil, pois todo novo negócio é como um bebê recém-nascido, merece atenção exclusiva. Mesmo que o tempo para vida pessoal seja menor do que o tempo que realmente você deseja, procure manter uma rotina. Isso ajudará a não se estressar.

ü  Alivie seus pensamentos: Descarregue de seu cérebro todas as coisas que você precisa fazer, para isso, coloque em um papel as suas obrigações. O nosso cérebro não consegue distinguir prazos. Se temos coisas para resolver hoje, ou na semana que vem, ele gera a mesma angustia, por isso, quando você anota em um papel consegue aliviar a tensão e diminuir angustia.

ü  Lembre se do seu Sonho: O motivo que a levou a empreender, deve ter sido algo muito importante para você, porém com a correria da vida, muitas vezes esquecemos. Por isso, lembre se diariamente o que trouxe você até aqui. Quais foram as causas, motivos ou razão que fez você escolher ter um negócio próprio. Se for necessário, faça um quadro com o motivo de suas escolhas, assim todas as vezes que sentir o peso do fardo em suas costas lembrará o que trouxe você até aqui e isso dará força para ir a diante.

Continue firme em seu proposito e vamos em frente, espalhando a nossa força, criatividade e talento, contribuindo cada dia mais para o desenvolvimento de nosso país.

                                        

Rumo ao Sucesso!



Autora: Damaris Alfredo: Especialista em Gestão de Pessoas, atua como Coach, Professora em MBA, Palestrante e facilitadora de Treinamentos comportamentais desenvolve temas de liderança, criatividade, motivação e empreendedorismo feminino.

Quer saber mais, então acesse o site www.darh.com.br e agende hoje mesmo uma sessão gratuita de Coaching para saber como você pode melhorar ainda mais o seu empreendimento.