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sábado, 23 de julho de 2016

ACREDITE NA SORTE...



Outro dia, enquanto eu contava a história de sucesso de um empreendedor durante uma palestra motivacional, ouvi de uma participante que o tal empreendedor teve sorte, que tudo havia dado tão certo em sua vida, porque o destino, ou acaso assim quis.
Assim como essa participante, boa parte da população utiliza essa palavra para denominar o sucesso de alguém. E por que isso acontece? Porque somos acostumados a ver apenas o sucesso das pessoas, ou seja, quando elas já estão no topo, no pódio brilhando. Não vemos, ou não acompanhamos todo o trabalho que proporcionou ela alcançar aquele resultado.

Para se ter sucesso em qualquer área é necessária muita preparação. Assim como acontece com os atletas. Para alcançar o pódio é necessário muito treinamento. Ninguém chega ao topo sentado na frente da televisão, a menos é claro que você seja um grande executivo da Netflix.

Sucesso tem a ver com preparação, com estudo, treinamento, com proatividade em ir de encontro com aquilo que se busca e muito trabalho.

Você admira alguém de sua área de atuação? Tem se perguntado o que essa pessoa fez para chegar ao topo? Quantos livros ela leu, quantos treinamentos participou, quantas horas se dedicou ao trabalho? Que horas ela acorda e que horas ela vai dormir? Qual foi a escalada que ela utilizou para alcançar o topo? Até porque se você quer desfrutar do doce procure aprender exatamente quais foram os ingredientes da receita de sucesso.

Sucesso é fazer uma escolha e pagar o preço e isso se dá através de muito trabalho, suor, dedicação e determinação. Gosto da frase do Ex Jogador de Futebol Americano Elmer Gedeon que diz que Sorte é quando a oportunidade encontra a preparação. Então se quer ter sucesso, prepare-se e acredite na sorte porque com o tempo você irá constatar que quanto mais você trabalha, mais sorte você tem.


Pense nisso! Boa sorte e Rumo ao Sucesso!


Autora: Damaris Alfredo: Especialista em Gestão de Pessoas, atua como Coach, Professora em MBA, Palestrante e Facilitadora de Treinamentos comportamentais.

Quer saber mais, então acesse o site www.darh.com.br e agende hoje mesmo uma sessão gratuita de Coaching para saber mais sobre a gestão de carreira.


quinta-feira, 21 de julho de 2016

A ARTE DE RECEBER NÃO



Recentemente vi no linkedin o post de uma recrutadora onde ela contava a resposta de um candidato ao ser convidado para participar de um processo seletivo. O candidato em questão respondeu o e-mail agradecendo ao contato dizendo que não iria comparecer na “palhaçada de processo seletivo” até o dia em que a entrevista fosse direto com o responsável do RH.

Claro que a resposta do candidato chocou tanto a recrutadora quanto boa parte das pessoas que comentaram o post, a mim, essa história me fez relembrar diversas situações que passei em minha carreira, tanto na posição de candidata quanto na posição de recrutadora.

No início de minha carreira profissional, fiz muitos processos seletivos, isso porque na época eu tinha o objetivo em trabalhar em uma Multinacional. Todos os processos que surgiam na faculdade, rapidamente me inscrevia. Não sei contabilizar quantos foram no total, mas para se ter uma ideia toda semana estava envolvida em pelo menos um ou dois processos. Na época (me sinto velha quando digo isso), era normal ter processo seletivo com dinâmicas de grupos, entrevistas com RH, prova técnica (dependendo da área), teste em inglês, até conseguir falar com o responsável da área. Os processos costumavam ser longos, isso porque haviam bons candidatos para poucas oportunidades (situação semelhante com o que estamos vivendo hoje) sendo assim recebi muitos nãos em minha vida. E vamos combinar não é nada prazeroso em receber um não. Porque o não afeta diretamente a nossa necessidade humana de aceitação. E com isso gera revolta, frustração, desmotiva e afeta até mesmo a autoestima.  

Todas as vezes que recebia um não eu questionava internamente os processos seletivos, como era possível não ser aceita? Achava que era balela, furada todas as dinâmicas de grupo.   Na verdade as empresas deveriam era me dar a oportunidade para que eu pudesse mostrar na prática todo o meu potencial. Com o tempo, comecei a entender que a revolta ou frustração não me ajudava, e que deveria aproveitar cada processo seletivo como experiência para o próximo, e estabeleci que a cada feedback de não aprovação faria uma análise do que poderia melhorar para uma próxima oportunidade, e foi assim até conseguir entrar na área de RH.

Por ter vivenciado essa busca como candidata, como recrutadora estabeleci o hábito de dar feedback aos candidatos não aprovados (atitude essa que muitos profissionais de RH também têm),  pior do que receber não é ficar na expectativa de uma resposta que não vem.

Trabalhando em RH entendi que um processo seletivo é um casamento, portanto precisa ser bom para ambas as partes. Não há candidatos ruins, existem apenas candidatos que não são adequados a vaga em questão, e as vezes a pessoa não é adequada não por não ter a qualificação, mas por ser muito qualificado para a vaga ou cargo em questão.

Assim, como em minha época de estagio, estamos vivendo hoje um cenário de muitos candidatos bons disponíveis no mercado para poucas oportunidades de trabalho. Isso faz com que as empresas fiquem cada vez mais seletivas aumentando o seu grau de exigência para contratar, fazendo com que bons candidatos recebam um número maior de não aprovação.

Se isso vem acontecendo com você, eu tenho um segredo para te contar: Não desanime! Alguns números apontam que em média, para qualquer prospecção que se faça, uma pessoa recebe em torno de 7 nãos para conseguir receber um sim. Desta forma, aproveite cada processo seletivo para realizar uma autoanálise e descobrir o que você pode melhorar. A cada não recebido, celebre, você está mais próximo do seu sim, não desista, em breve dará certo,  tenha certeza disso, porque não há busca que dure para sempre.



Boa sorte e Rumo ao Sucesso!



Autora: Damaris Alfredo: Especialista em Gestão de Pessoas, atua como Coach, Professora em MBA, e Palestrante e facilitadora de Treinamentos comportamentais.

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terça-feira, 5 de julho de 2016

O QUE 15 MINUTOS DIÁRIOS PODEM FAZER POR VOCÊ

Sabe aquele corpo magro que sempre sonhou, ou aquela promoção que tanto desejou, ou ainda
uma nova carreira que sempre quis, ou um idioma novo que você deseja dominar? Então, e se eu falar para você que tudo, eu disse TUDO o que você quiser você poderá alcançar nessa vida utilizando apenas uma competência. O que você me diria? Provavelmente que iria querer conhecer essa competência, estou certa? E se eu falar que essa competência é a disciplina, o que você diria?
Se você for um pouco parecido comigo, deve ter torcido o nariz ao ouvir essa palavra. Ao menos comigo foi assim. Todas as vezes que ouvia sobre disciplina, associava-a com algo engessado, mandatório, como uma ordem que você precisava cumprir.  Até que, um dia, pesquisando material para utilizar em um treinamento, descobri o significado dessa rica palavra. Uma pessoa disciplinada é aquela que é mestre de si mesmo, aquela que se propõe a fazer algo e que aprende com o que faz.
Como sou uma pessoa empírica, decidi que estava na hora de experimentar essa competência na prática.  Já fazia algum tempo que havia colocado metas para ler alguns livros técnicos e essenciais para o meu trabalho. Foi assim que decidi que utilizaria apenas quinze minutos por dia para essa atividade. Você deve estar pensando, só isso? Pode até parecer pouco, mas é melhor do que nada, não é mesmo? Foi com esse pensamento que, no primeiro dia, programei o alarme do meu celular para quinze minutos, peguei um livro, caneta, marca texto, me arrumei na poltrona e, garantindo que estava confortável, iniciei a leitura. Cinco minutos depois, estava olhando para o relógio.  Confesso que os três primeiros dias foi algo torturante, era como se o tempo não passava, mas me mantinha forte e decidida até que dez dias depois, finalizei a leitura do meu primeiro livro técnico e, desde então, ler quinze minutos por dia se tornou um hábito.
Você ainda está achando que quinze minutos destinados a uma atividade é pouco tempo? Não é. Em quinze minutos, você pode ler dez páginas por dia. Lendo apenas em dias uteis, no final de um mês, terá lido um livro de duzentas e cinquenta páginas. Em quinze minutos, pode-se caminhar em ritmo moderado até um quilômetro e meio por dia. No final de uma semana, você terá caminhado sete quilômetros e meio. E, se desejar correr, em quinze minutos, em um ritmo moderado, poderá correr dois quilômetros, ou seja, em uma semana terá corrido os seus primeiros dez quilômetros. E estudar inglês, quinze minutos por dia equivale a dedicar mais de 5 horas por mês.
Em que área de sua vida, se você dedicasse atenção por quinze minutos diários, poderia obter mais sucesso?
Apesar da escassez do tempo é possível diariamente fazer alguma coisa para o autodesenvolvimento.
Pense Nisso e Rumo ao Sucesso!



Autora: Damaris Alfredo: Especialista em Gestão de Pessoas, atua como Coach, Professora em MBA, e Palestrante e facilitadora de Treinamentos comportamentais.

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RH EM TEMPO DE CRISE


Já faz alguns meses que tomei uma atitude em minha vida em não assistir mais a telejornais. O que a princípio me pareceu como um retrocesso, pois cresci acreditando que as pessoas que quisessem ter sucesso na vida tinham que ser pessoas bem informadas, foi sem dúvida uma solução motivadora. Imagina você, eu levantava e antes mesmo das 06 horas da manhã eu já tinha uma visão pessimista, negativa e nebulosa de todo cenário. Ou seja, comecei a perceber que ao tomar o meu café da manhã eu já estava desacreditada de mim, do meu negócio, dos meus clientes e do Brasil.
Não podemos negar que estamos em crise. Isso é fato. Mas, além da crise econômica, estamos vivendo uma crise psicológica que afeta em cheio a necessidade de segurança que todo ser humano tem. O desemprego real ou imaginário assusta e gera medos, angustias, ansiedades. Sentimentos que afetam diretamente o desempenho do colaborador.
O que o RH pode fazer para ajudar a empresa a driblar essa situação?
Sabemos que um momento como esse a primeira coisa que a empresa pede é para que se feche as torneiras e isso quer dizer que não poderá pensar em utilizar recursos financeiros, mas eu asseguro que é possível ajudar a empresa a encontrar soluções criativas e inovadoras que poderão contribuir com a gestão das pessoas minimizando o efeito da crise psicológica e ainda encontrar soluções que ajudem diretamente a enfrentar a crise econômica, sabe como?
ü  Incentive as pessoas a darem sugestões: Permita ter meios onde os colaboradores possam participar com sugestões e ideias de redução. Afinal é hora de fechar a torneira. As pessoas sentem se importantes quando são partes da solução. Monte caixinha de sugestão, faça reuniões participativas, garanta que todos estejam envolvidos no processo
ü  Aprenda com os outros: É hora de tirar o olhar de dentro da empresa e observar o que a concorrência, fornecedor parceiros tem feito e ver como você pode aprender. Pode ser através de uma visita técnica (caso a empresa permita) ou pode ser através de grupos de estudos. Tem muitas realidades que não se aplica a empresa, mas pode ser adaptado. Lembre-se nenhuma ideia surge do nada, é vendo modelos que chegamos em soluções criativas.
ü  Dê injeção de ânimo em seus colaboradores. Não permita que o clima ruim se instale em sua empresa. Mantenha o mural com boas frases, faça reuniões inspiradoras. Deixe sua equipe entusiasma, ou seja, com noção da realidade e com os pés no chão para fazer a diferença;
ü  Prepare sua equipe: Utilizando de multiplicadores internos, invista na capacitação de sua equipe.
Acredite! São as Pessoas que inovam e melhoram os Resultados, e são elas que tem a capacidade de na crise encontrar as oportunidades para mudar uma história, não custa nada tentar.

Pense Nisso e Rumo ao Sucesso!

Autora: Damaris Alfredo: Especialista em Gestão de Pessoas, atua como Coach, Professora em MBA, e Palestrante e facilitadora de Treinamentos comportamentais.

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Dê um UP em sua Carreira!

Dê um UP em sua Carreira!


Quando eu era criança, assistia diariamente minha mãe em um verdadeiro ritual. Ao acordar, ela reservava um tempo para cuidar das plantas. Era sagrado. Regava, cortava as folhas secas, conversava com elas, colocava adubo e só depois de certificar que todas estavam bem é que ela começava os afazeres domésticos. E se perguntasse a ela: Mas, mãe de novo? Já não fez isso ontem. Ela respondia: Aquilo que você preserva precisa cuidar. Porque tudo o que cuida cresce.
E não é que minha mãe estava certa!
Assim como as plantas, a carreira profissional também precisa de cuidados. Não dá para se pegar em apenas uma formação acadêmica ou em anos de experiências e achar que já é o suficiente. Se você quer frutos em sua carreira então precisa cuidar muito bem do solo.
Há profissionais que acreditam que se desenvolver hoje é caro. Ou que nesse cenário tão turbulento o melhor a fazer é economizar. Cursos para o desenvolvimento profissional, não pode de forma alguma ser encarado como um gasto e sim um investimento. Se você pensa assim, está na hora de rever os conceitos.
Agora, pode ser que você esteja passando por dificuldades econômicas, mas eu garanto que nem isso será um empecilho para que você invista, dê um up e veja sua carreira crescer.
Existem soluções simples e acessíveis que poderão alavancar sua carreira, são elas:
ü  Livros: Reserve um tempo diária para fazer uma boa leitura de livros que enriqueça a sua gestão da carreira. O livro é como se fosse um workshop Vip, entre você e o autor, leia saboreando cada página. Há bons livros disponíveis na Internet além das bibliotecas. Se você for mais ousado ainda, poderá montar com alguns amigos o clube do livro, e assim fazer leitura em grupo o que permitirá acelerar o autodesenvolvimento;
ü  Artigos: Tenha hábito de ler artigos que agregem em sua carreira. Hoje existem blogs para todas as áreas de formação e é uma forma de manter contato com grandes especialistas no assunto;
ü  Vídeos: Há excelentes plataformas gratuitas na Internet que poderão fornecer vídeos e palestras de qualidades;
ü  Networking: Mantenha sempre em sua rede de relacionamento contato com pessoas que saibam mais que você em sua área de atuação. Isso permitirá que você eleve o padrão buscando busca por atualização de conhecimento constantemente.
Viu quantas coisas você pode fazer para dar um Up em sua carreira?
Agora cabe a você escolher que atitude quer ter. Quer bons frutos, colher resultados e ter sucesso? Então cuide diariamente de sua carreira, pois como dizia com sabedoria minha mãe, tudo o que cuida cresce.



Pense Nisso e Rumo ao Sucesso!



Autora: Damaris Alfredo: Especialista em Gestão de Pessoas, e atua como Coach, Professora em MBA, e Palestrante e facilitadora de Treinamentos comportamentais.

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segunda-feira, 4 de julho de 2016

E deu Branco?
Sabe aquele momento em que você se encontra em frente ao público, precisa transmitir uma mensagem e de repente, todo conhecimento que você adquiriu na vida, parece que sumiu, desapareceu! Aquela sensação de que literalmente deu um branco. Já aconteceu com você? Se sim, você sabe do que eu estou falando. As mãos começam a tremer, a voz engasga, o coração acelera tão rápido que é como se você realizando uma atividade física de muito esforço. Ah sem contar no suor pelo corpo e da louca vontade de sair correndo.
O medo de falar de público é o segundo maior medo da humanidade, sabe porquê? Porque saber que estamos sendo avaliados gera pânico na maioria das pessoas e essa sensação é que resulta o famoso branco.
Algumas pessoas querendo evitar esse mal-estar até desistem de falar em público, perdendo muitas vezes chances extraordinárias em sua carreira profissional.
Mas, antes que isso aconteça com você, eu tenho algumas dicas e técnicas que poderão ajudar a minimizar esse efeito:
ü  Em uma folha de papel escreva todos os aspectos positivos que você tem em sua comunicação, tais como: Clareza, simpatia, facilidade em gerar empatia com o público, otimismo, conhecimento no assunto. Enfim escreva todas as características positivas que você tem. Enxergar suas qualidades trará a você autoconfiança;
ü  Antes de qualquer apresentação, se visualize realizando a. Foque apenas nos aspectos positivos, o que você irá transmitir, como você falará, que imagem positiva você passará para as pessoas;
ü  Pense em seu público como se você estivesse em uma conversa com um amigo. Crie intimidade e se coloque em uma posição de igual para igual. Você tem muito a transmitir, mas o seu público também terá muito a ensinar, pensar nesse dialogo como uma troca diminuirá o pânico.
ü  Treine sua respiração. Boa parte de nosso nervosismo é porque estamos ofegantes. Assim que perceber que sua voz está tremula e o coração acelerado, busque o controle através da respiração. Isso ajudará a se manter mais calmo;
ü  Prepare bem o conteúdo. Pesquise artigos, livros, fontes e referencias que possa enriquecer sua apresentação. Esses dados gerarão credibilidade com o público e deixará você munido para sanar as dúvidas;
 
Com essas dicas simples, você estará preparado para brilhar em sua próxima apresentação.
 
Boa Sorte e Sucesso!
 
Autoria: Damaris Alfredo Silva de Oliveira
Consultora de Gestão de Pessoas, Facilitadora e Palestrante de Treinamentos Comportamentais.
 
Quer saber mais, então acesse o site www.darh.com.br e se inscreva no Treinamento Técnicas de Apresentação.