Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Humildade Fator Chave de Sucesso

Humildade vem do latim humus e signigica filhos da terra. Refere-se a qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas. As pessoas confundem ser humilde com ser pobre, quando na verdade humildade é a   virtude que dá o sentimento exato da nossa modéstia, cordialidade, respeito, simplicidade, honestidade e passividade.
Ninguém discute o fato de que  a humildade é vista como uma característica positiva nas pessoas; seja na vida pessoal ou no ambiente de trabalho. Pessoas que, apesar de sua competência ou qualidades, sabem se manter saudavelmente humildes, costumam ser queridas e apreciadas.
O mundo organizacional anda carente desta virtude. Quando nos falta humildade damos lugar ao orgulho e com ele nasce o egocentrismo, esse nos impedem de crescer de aprender e de nos desenvolver quanto pessoa e profissional.
A humildade não é depreciação de si mesmo, não é ignorância com relação ao que somos, mas ao contrário, se tem conhecimento exato do que somos, do que não somos e do que temos potencial para sermos. As pessoas com essa virtude voam no campo profissional, pois tem noção exata do conhecimento que possuem e do que conhecimento que ainda lhe faltam e essa falta de conhecimento pode ser suprida com a troca de experiência.
Quando temos humildade nos colocamos como eternos aprendizes, e temos noção que podemos aprender sempre e com todas as pessoas. Para sermos humildes temos que buscar constantemente o autoconhecimento, a medida que nos conhecemos temos noção das falhas imperfeições pontos fortes e nossas oportunidades de melhorias.
Como desenvolver a Humildade?
Segue algumas atitudes diárias que desenvolvem humildade:
ü  Admitir que você não é o dono da verdade e que não sabe tudo.;

ü  Ouvir os outros com atenção, pois qualquer pessoa pode lhe ensinar alguma coisa;

ü  Não confundir humildade com humilhação;

ü  Coragem! Humildade não é para covardes e fracos, somente os fortes conseguem ser humildes;

ü  Enxergar os pontos fortes e não somente os fracos das pessoas ao seu redor;

ü  Ter sensibilidade para perceber e disponibilidade para servir.