Pesquisar este blog

domingo, 30 de janeiro de 2011

Como Você lida com as Frustrações?


Você já se sentiu frustrado?
Frustramos-nos todas as vezes que colocamos em uma determinada situação um grau de expectativa e quando essa expectativa não é atingida, acontece à frustração. Por exemplo, final do campeonato brasileiro, seu time é o favorito ao título, toda imprensa está comentando o desempenho dos jogadores, os torcedores já sonham com a taça na mão e o grito de vitória, e no dia do jogo o seu time perde. Já deve ter acontecido isso com você. É visível a expressão de insatisfação e frustração dos torcedores.
Frustramos-nos a todo o momento, nos relacionamentos, como consumidores e como funcionários. Quantas vezes geramos uma expectativa em relação ao um feedback positivo de um líder e esse não vem, ou quando vem, vem ao contrário do que queríamos ou esperávamos.
Como lidar as frustrações?
O Mercado de trabalho está altamente competitivo e tem pressa, e pra isso precisa de pessoas resilientes, pessoas que superam rapidamente as frustrações e tiram o melhor proveito do sofrimento.
O estresse profissional é uma realidade observada hoje nas mais diferentes áreas e setores do mercado de trabalho, diferentemente do que muitos imaginam, não está restrito apenas para profissionais que exercem altos cargos em grandes empresas. O problema está presente nos mais distintos níveis hierárquicos, em empresas de todos os portes, isso se intensifica a medida que se aumentam cobrança, pressão etc. Ser resilientes é um diferencial competitivo.
O equilíbrio humano é como a estrutura de um prédio, se a pressão for maior que a resistência, aparecerão rachaduras como doenças psicossomáticas que se manifestam nos indivíduos que não possuem esta característica ex: gastrite entre outras.
O ser humano resilientes desenvolve a capacidade de recuperar – se e moldar – se novamente a cada obstáculo e a cada desafio. Quando mais resilientes for o indivíduo maior será o desenvolvimento pessoal, isso torna uma pessoa mais motivada e com capacidade de contornar situações que apresente maior grau de tensão.
Um indivíduo submetido a situações de estresse que tem a capacidade de superá-las sem lesões mais severas (“rachaduras”) é um resiliente. Já o profissional que não possui este perfil é o chamado "homem de vidro", que se "quebra" ao ser submetido às pressões e situações estressantes.
Mas afinal, nascemos resilientes ou nos tornamos resilientes? Todos nós nascemos com potencial para sermos resilientes, e a medida que vivemos vamos desenvolvendo essa competência. Confira abaixo algumas dicas que te ajudarão a se tornar uma pessoa resiliente.

ü      Mentalizar seu projeto de vida, mesmo que não possa ser colocado em prática imediatamente. Sonhar com seu projeto é confortante e reduz a ansiedade;
ü      Aprender e adotar métodos práticos de relaxamento e meditação;
ü      Praticar esporte para aumentar o ânimo e a disposição. Os exercícios aumentam endorfinas e testosterona que, conseqüentemente, proporcionam sensação de bem-estar;
ü      Procurar manter o lar em harmonia, pois este é o "ponto de apoio para recuperar-se";
ü      Aproveitar parte do tempo para ampliar os conhecimentos, pois isso aumenta a autoconfiança;
ü      Transformar-se em um otimista incurável, visualizando sempre um futuro bom;
ü      Assumir riscos (ter coragem);
ü      Tornar-se um "sobrevivente" repleto de recursos no mercado profissional;
ü      Apurar o senso de humor (desarmar os pessimistas);
ü      Separar bem quem você é e o que faz;
ü      Usar a criatividade para quebrar a rotina;
ü      Permitir-se sentir dor, recuar e, às vezes, enfraquecer para em seguida retornar ao estado original;

Lembre-se: A resiliência consiste no equilíbrio entre a tensão e a habilidade de lutar, de atingir outro nível de consciência, que nos traz uma mudança de comportamento e a capacidade de lidar com os obstáculos da vida e do profissional.