Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

PROCRASTINAÇÃO

      Você sabe o que é procrastinação? Já ouviu falar? Pode ser que você não saiba a definição, mas em algum momento da sua vida já deve ter sido um “procrastinado”.
Procrastinação é o diferimento ou adiamento de uma ação. A palavra em si vem do latim procrastinatus: pro- (à frente) e crastinus (de amanhã) logo, um procrastinador é um indivíduo que evita tarefas ou que está evitando uma tarefa em particular.
O que leva a pessoa procrastinar? Podemos citar diversas causas, tais como:
ü    Insegurança;
ü    Medo de enfrentar o desagradável;
ü    Medo de assumir responsabilidades;
ü    Medo de tomar decisões;
ü    E ainda medo, muitas vezes, de finalizações.
Para a pessoa que está procrastinando, isso resulta em stress, sensação de culpa, perda de produtividade e vergonha em relação aos outros, por não cumprir com suas responsabilidades e compromissos. Enquanto é normal que as pessoas procrastinem até um certo ponto, isso se torna um problema quando impede o funcionamento normal das ações.
Mais do que uma questão de não administrar bem o tempo, o ato de procrastinar faz a pessoa viver a ilusão de que, adiando, tudo será solucionado como num passe de mágica.
O adiamento pode proporcionar um alívio temporário, uma sensação de tranqüilidade, porque a pessoa crê que tudo vai dar certo no final.
A pessoa que procrastina não se relaciona bem com o real. “A realidade assusta. Com medo, a pessoa vira uma espécie de avestruz: enfia a cabeça na terra com a esperança de que aquela realidade mude”.
Na vida profissional procrastinar é muito perigoso. Imaginem um líder procrastinado. A equipe dependendo dele para respostas, tanto quanto diretrizes organizacionais ou ainda diretrizes motivacionais. A justificativa para tal fato, quase sempre é a "falta de tempo". No entanto assim como mercado organizacional,  as pessoas têm pressa. Desta forma, um líder que não sabe se organizar, priorizar, delegar poderá desmotivar sua equipe e ainda perder grandes talentos.
Para mudar tal atitude e deixar de ser um procrastinado, é necessária uma boa dose de humildade para reconhecer que precisamos aprender e mudar. E, ainda, a conscientização de que podemos e somos capazes de rever hábitos e atitudes.
A ação de planejamento inicia com a pré-disposição e o esforço diário na organização e priorização de tarefas a realizar.
Se você deseja parar de reagir e passar a agir frente às situações, isso exige planejamento pessoal, para isso é necessária mudança de atitude, no entanto quando há vontade de mudar, nada é impossível.
 Não deixe para amanhã aquilo que você pode e deve fazer hoje. Pense nisso!